domingo, 10 de outubro de 2010

Festa das Trombetas!!!

 
Rosh Hashaná
        Festa das Trombetas  
Rosh Hashaná é um termo que em hebraico quer dizer “Cabeça do ano”, esta é a festa do Ano Novo em Israel, Rosh Hashaná também recebe outros nomes:

_Zikron Teruá- Memorial de aclamação: “...memorial de toque de shofar...”
_Yom Teruá- Dia de aclamação: “...convocação de santidade...”
_Yom há’Dim- Dia do julgamento. Festa das Trombetas.
_Yom há’Zikarom-dia de lembrança. “...memorial...”

Esta festa acontece entre os meses de Tihri ou Ethanin do calendário judaico que no calendário cristão encontra-se entre setembro e outubro. Os judeus contam seus anos de acordo com o calendário lunar á partir do primeiro dia da criação, portanto o Rosh Hashaná também é visto como o aniversário da criação, assim sendo Rosh Hashaná está ligado á criação de todo o universo, este é o dia de nos lembrarmos que Deus criou também o ser humano e isso á partir do pó da terra, com esse aspecto essa festa chama o homem á fazer um exame de consciência, sobre seu papel diante da comunidade, da sociedade, e do mundo.
O elemento principal de Rosh Hashaná é o shofar, ele anuncia aqui um mundo livre do mal e da iniqüidade quando se realizarem as promessas do reino messiânico (Ap.20:4-21:3-4), com isso renova as esperanças daqueles que celebram com entendimento o Rosh Hashaná, pois os leva á convocação de Santidade. O grande tema desta festa é o Teshuvá, que quer dizer arrependimento, este é um ato consciente de retorno ao projeto inicial de Deus na criação, é um ato de renovação espiritual e moral.
O Shofar

O Shofar é um chifre animal, preparado para o uso como um instrumento musical. Contudo, é mais para fazer ruído do que música propriamente.
Seu som é descrito como: "áspero, agudo e ruidoso."
É feito de chifre de CORDEIRO, CABRA SELVAGEM, ANTÍLOPE, KUDU AFRICANO, ou GAZELLE - Nunca de uma vaca ou de um boi porque as vacas não eram referência sacrificial dos animais. O chifre preferido é o curvado. Isto retrata a necessidade do homem se dobrar diante de Deus.
O toque do Shofar é como um louvor sem palavras.
O Shofar é mencionado na Bíblia aproximadamente 70 vezes.
É traduzido como: Trombeta e Corneta.
Do original hebraico, a palavra shofar também é traduzida para o português como  "trombeta", e indica as trombetas de prata (Números 10:2-3;9).

COMO É FEITO:

O Shofar é feito em etapas:
O calor e a pressão são usados fazê-lo mais atrativo.
Uma lixa é usada para remover o exterior áspero e melhorar a textura e a coloração, a fim de torná-lo mais bonito.
Uma broca é usada para abrir um trajeto para que o ar possa correr através do chifre.
A última etapa é o lustro para torná-lo numa bonita obra de arte. O Lustro alisa por fora e produz um brilho lustroso elevado no Shofar.

HÁ CINCO OCASIÕES DIFERENTES ONDE O SHOFAR É USADO:

1) Em ocasião ALEGRE
2) Para confundir O INIMIGO (veja Juízes 7:1,16-22)
3) No começo de cada mês
4) Convocação para um Ato Sagrado, solene, santo
5) Para anunciar guerra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário